Sermões e Estudos

CULTO DO DIA 27/03/2022

ENFRENTANDO O MEDO - SALMO 27

Pastor Adriel Moura

COMO PODEMOS ENFRENTAR O MEDO?

COMO DAVI ENFRENTOU NO SALMO 27 NUM CONTEXTO DE PERIGO, AMEAÇAS E PERSEGUIÇÃO.

1. MEDO DAS CIRCUNSTÂNCIAS - V.1-6

2. MEDO DO FRACASSO - V.7-10

3. MEDO DO FUTURO - V.11-14

Anelo pela presença de Deus
Salmo de Davi
1Senhor é a minha luz e a minha salvação;
de quem terei medo?
Senhor é a fortaleza da minha vida;
a quem temerei?
2Quando malfeitores me sobrevêm
para me destruir,
meus opressores e inimigos,
eles é que tropeçam e caem.
3Ainda que um exército se acampe contra mim,
não se atemorizará o meu coração;
e, se estourar contra mim a guerra,
ainda assim terei confiança.
4Uma coisa peço ao Senhor,
e a buscarei:
que eu possa morar na Casa do Senhor
todos os dias da minha vida,
para contemplar a beleza do Senhor
e meditar no seu templo.
5Pois, no dia da adversidade,
ele me ocultará no seu pavilhão;
no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá;
elevar-me-á sobre uma rocha.
6Agora, será exaltada a minha cabeça
acima dos inimigos que me cercam.
No seu tabernáculo, oferecerei
sacrifício de júbilo;
cantarei e salmodiarei ao Senhor.
7Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo;
compadece-te de mim e responde-me.
8Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença;
buscarei, pois, Senhor, a tua presença.
9Não me escondas, Senhor, a tua face,
não rejeites com ira o teu servo;
tu és o meu auxílio,
não me recuses, nem me desampares,
ó Deus da minha salvação.
10Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem,
Senhor me acolherá.
11Ensina-me, Senhor, o teu caminho
e guia-me por vereda plana,
por causa dos que me espreitam.
12Não me deixes à vontade dos meus adversários;
pois contra mim se levantam falsas testemunhas
e os que só respiram crueldade.
13Eu creio que verei a bondade do Senhor
na terra dos viventes.
14Espera pelo Senhor,
tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração;
espera, pois, pelo Senhor.
_____________________________________________________________________________________________________________________

SÉRIE: EXEMPLOS DE SANTIDADE – O GALARDÃO DE ENOQUE

Hebreus 11.5,6 / Gn 5.18-22

Pr. Adriel Moura                                                                     Estudo Bíblico – 24/03/22

INTRODUÇÃO:  A substituição do termo viver por andar no relato de Gênesis 5 quando fala sobre Enoque, apresenta a diferença entre simplesmente viver e andar com Deus. Por sua vez quando aparece a expressão “e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado” substitui a expressão “e morreu” presente nos demais versículos sobre os outros descendentes de Adão.

·         Lameque, o sétimo depois de Adão na genealogia de Caim, era o mal personificado, mas Enoque, o sétimo a partir de Adão na genealogia de Sete, “recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus” (Hb 11.5). Isso nos mostra que ninguém precisa ser o pior quando se pode ser o melhor.

·         Adão ainda vivia quando Enoque andava com Deus neste mundo. Enoque mostrou com sua vida o testemunho de que é possível andar com Deus neste mundo deteriorado pelo pecado, algo que seu ancestral, ainda vivo, não conseguiu fazer no Éden.

Quem foi Enoque?

·         FlLho de Jarede (Gn 5.21) e pai de Matusalém (Gn 5.22).

·         No Antigo Testamento a vida de Enoque se resume numa sentença: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gênesis 5:24).

·         Por que Enoque é um exemplo de santificação?

·         Ele andou com Deus – o que significa andar com Deus? Significa manter um relacionamento com Ele em todas as áreas da vida. Enoque ficou reconhecido na história como um grande herói da fé.

 

Há várias teorias sobre Enoque, dentre estas destacamos:

 

·         Dizia-se que foi o primeiro perito em alfaiataria e costura e que tinha ensinado os homens como cortar as peles em forma adaptada para fazer-se vestimentas.

·         Dizia-se que foi o primeiro em ensinar outros a fazer sapatos para proteger os pés;  que foi o primeiro em pôr a pena no papel e fazer livros para instruir a outros.

·         A lenda conta que o anjo da morte tinha feito um pacto de amizade com Enoque. Enoque por sua parte pediu ao anjo três coisas. Em primeiro lugar, poder morrer e retornar da morte para poder saber como era a morte. Em segundo lugar, poder conhecer a morada dos maus para ter uma idéia deste castigo. Ambas as petições foram-lhe concedidas. Em terceiro lugar, olhar dentro do paraíso para conhecer a sorte dos bem-aventurados. Também lhe foi concedido isto mas tendo Enoque dado uma olhada no paraíso não quis mais retornar à Terra.

·         Sobre Enoque existe até mesmo um livro apócrifo. Este é até mesmo citado por Judas em seu livro – Jd 1.14,25

Enoque foi um exemplo de santidade e é nisto que devemos prestar atenção, especialmente, imitar seu exemplo.

Como podemos fazer isso?

1.       Agradando a Deus andando com Ele – o texto de Gênesis diz que Enoque “andou com Deus” e em Hebreus diz que ele “obteve testemunho de haver agradado a Deus”.

1.1   O que é preciso para agradar a Deus? É preciso não somente viver para Ele, mas andar com Ele. A atitude de andar com alguém nos leva a considerar as situações de tal caminhada. Muita gente vive para Deus, ou seja, se envolve ao máximo no trabalho de Deus – são tantas atividades que a pessoa fica até sufocada, extressada. Mas, andar com Deus importa num envolvimento pessoal, numa troca de informações e necessidades. Quem caminha com Deus tem uma certa intimidade com o Criador.

1.2   O que podemos fazer para agradar a Deus? Deus não está interassado tanto no que podemos ou não fazer, mas, no que podemos ser junto d’Ele. Deus tem maior interesse nós do que o trabalho que possamos realizar.

1.3   É preciso se interessar mais pelos meios de graça para obter testemunho de agradar a Deus.

2.       Agradando a Deus crendo n’Ele – “sem fé é impossível agradar a Deus” – v.6

2.1    crer que Ele existe.

2.2   O pecado colocou incredulidade da existência de Deus no coração do homem. Por isso, o maior movimento que cresce atualmente é o daqueles que não acreditam em Deus. Jesus disse me Lucas 18.8 – “quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

2.3   A BBC[1] traz um estudo interessante sobre o crescimento de pessoas que não acreditam em Deus. Analisando censos colhidos desde o século 19, o estudo identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirmam não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça. A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que tenta levar em conta fatores sociais que influenciam uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso. O resultado é que em 2038, não está longe, o número de pessoas que não acreditam em Deus será maior dos que acreditam. O número de não-crentes cresce significativamente em países de elevado padrão de vida, de modo que em diversas nações os ateus já constituem maioria. Não se trata, segundo a pesquisa, de mera especulação, porque essa transição já ocorreu em países de elevado padrão de vida, como, Suécia, Dinamarca, Bélgica e Reino Unido.

3.       Agradando a Deus crendo que haverá recompensa – “é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” v.6.

3.1   Deus recompensará aqueles que o buscam. O Apostolo Paulo diz ao Coríntios, primeira carta, cap. 15, versículo 19 – “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”. Deus recompensará com vida eterna aqueles que andam com Ele, que acreditam n’Ele, que o buscam.

3.2   Deus recompensará aqueles que o buscam não somente no futuro, mas também no presente, hoje mesmo já podemos desfrutar das bênçãos de Deus em nossa vida. Jesus falando sobre o perigo das riquezas, segundo o registro do Evangelista Marcos, cap. 10.23 – ele diz no v. 29,30. A recompensa já é dada a partir daqui. Não somente o reconhecimento, a honra, a fama, mas também os bens materiais e outras coisas mais, como oportunidades etc.

·         CONCLUSÃO

·         Vale a pena viver para Deus, mas vale mais a pena viver para Deus e andar com Ele.

·         Enoque foi um exemplo da santidade porque:

o   Agradou a Deus andando com Ele

o   Agradou a Deus crendo n’Ele – teve uma vida de fé

o   Agradou a Deus crendo na benção do Senhor sobre sua vida –

·         A maior recompensa que Enoque teve foi o livramento da maldição da morte. Ele não morreu como os demais, foi arrebatado e não viu a morte – quer maior prêmio do que este?

·         A promessa de Deus para seu povo é exatamente o arrebatamento da Igreja – 1 Ts 4.16-18 –

 

O arrebatamento da Igreja é exatamente

o galardão de Enoque.